Tirumalai Krishnamacharya foi o homem que esteve na origem de quase todos estilos de hatha yoga. Diretamente ligado com as correntes dinâmicos de Pattabhi Jois, com corrente rigoroso de Iyengar-yoga, e com vinyasa “para encomenda” de Desikachar, todos eles tiveram-no como unica fonte de conhecimento de baixa estrutura (apenas 155 cm) originário de uma família indiana brâmane, nascido numa pequena aldeia no sul da Índia, mais de cem anos atrás. Ele nunca deixou as fronteiras da Índia, mas isso não impediu, que seu yoga tivesse conquistado a Europa, Ásia e a América. No nossos dias é difícil encontrar uma escola de hatha yoga, que não use a sua tradição de asanas de ensino. Diz-se que é graças a ele que a Sirshasana (posição na cabeça) e Sarvangasana (posição nos ombros) começou a fazer parte dominante na prática de asanas. Krishnamacharya foi o pioneiro que melhorar a as posturas e começou a aplicá-las na execução sucessiva.
Os antepassados de Krishnamacharya eram Siddhis. Conta-se que ele teve um visão de um fantasma do seu antepassado, que recomendou receber o ensino de um Guru. Assim o fez e, uns anos mais tarde, esse Guru deu-lhe a indicação de que precisava de voltar à sociedade, de casar e de transmitir este ensinamento a todos. Então, por em prática estes conhecimentos, que recebeu do Guru. Abriu esta escola de yoga e entre os muitos alunos destacaram-se Iyengar, K. Pattabhi Jois, T. K. V. Deshikachar.
Iyengar Yoga
No ano 1952 com bênção de Krishnamacharya, Iyengar visitou a Europa e demonstrou os vários complexos de asanas, que causou um grande interesse no yoga no mundo ocidental. O seu livro «Light on Yoga» foi traduzido para 17 línguas. Ele abriu muitos centros em todo o mundo, vários institutos para o estudo de yoga. Graças a Iyengar o yoga tornou-se conhecido de todos.
A prática é a realização de uma técnica de Hatha Yoga clássica, mas atribui grande importância à posição correta do corpo no asana. Nos estágios iniciais, utiliza diferentes materiais de apoio tijolos, correias e outros para executar a posição anatomicamente correta do corpo no asana.
Ashtanga Vinyasa Yoga
Outro aluno de Krishnamacharya, Sri Krishna Pattabhi Jois, foi fundador da escola Ashtanga Vinyasa Yoga e mais tarde dirigiu o Yoga Instituto de Ashtanga na Índia.
Ashtanga Vinyasa Yoga é uma prática dinâmica que inclui uma sequência de asanas ligados amovimentos complexos – vinyasas. Para todas as posturas são atribuídos a um certo número de vinyasas – de cinco a oito.
Embora a propagação do mundo seja recentemente, a prática em si é conhecido já há milênios. Estas práticas foram fundados no Himalaia e do Tibete, onde o clima frio, que dá possibilidade executar as práticas dinâmicas ativas, e não há uma carga grande sobre coração, como poderia haver no calor da India.
Um dos mais famosos sistemas dinâmicos é o “Surya Namaskar” – a saudação de sol. O complexo dos 12 asanas com pranayama, bandhas e atrasos. Pode executar-se com as Mantras ou sem.
Há cerca de sete níveis da prática Ashtanga Vinyasa Yoga, dependendo da complexidade da prática.
Vini Yoga
É uma prática do yoga dinâmico , mas suave, e tem a ênfase na prática da abordagem individual. Vini Yoga é a palavra indicada no Yoga Sutras de Patanjali e traduzida como “aplicação”, “ação”. Vini Yoga é também baseado na obra “Yogarahasya” de Tirumalai Krishnamacharya.
O fundador desta ramificação é TKV Deshikachar – filho e discípulo de Krishnamacharya. Em 1976, ele fundou o centro “Krishnamacharya Yoga Mandiram”.
Além disso, criou uma obra chamada “The Heart of Yoga”
Este livro descreve todos os elementos de asanas, respiração consciente, meditação e filosofia. Também indica como construir uma prática individual. Dá muita atenção à explicação das 8 etapas de yoga por Patanjali (yama, niyama, asana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana, samadhi). Descreve os obstáculos do yoga e os métodos para superá-los. Apresenta a explicação os tipos conhecidos do yoga, tais como jnana, bhakti, mantra, raja, karma, kriya, hatha, kundalini. No livro está incluída a tradução e comentários das “Yoga Sutras” Patanjali . No anexo estão apresentados 4 complexos principais do hatha-yoga.
Outras ramificações conhecidas de yoga no Ocidente
“Kundalini Yoga” ou “Yoga Bhajan”
Yogi Bhajan começou a ensinar yoga em 1968. Antigamente esta técnica foi transmitido apenas de mestre a discípulo digno, mas agora pode ser treinado por todos.
“Bihar School of Yoga”
O fundador da escola, um conhecido yogue, filósofo, cientista e viajante, Swami Satyananda Saraswati, um discípulo de Swami Sivananda, não menos famoso Guru. Em 1963 ele fundou a comunidade internacional de yogues no estado indiano de Bihar, e aí ele começou a dar esta ramificação antiga do yoga, da escola Bihar.
“Nidra Yoga”
Fundador Swami Satyananda Saraswati no início do século XX. O yoga do sono. Este é um tipo especial de meditação, Durante a prática o corpo inteiro está relaxado e a mente deixa de ser dirigida para o mundo exterior.
“Sivananda Yoga”
É outra ramificação metodológica do ensino hatha-yoga desenvolvida por Swami Sivananda. Ele tentou unir o número máximo de práticas espirituais para ajudar no caminho do auto-aperfeiçoamento. Esta ramificação incluí e o culto da Divindade, e estudo as escrituras e formação do corpo e trabalho altruísta.